A Estratégia de Especialização Inteligente, também conhecida como “RIS3” (Research and Innovation Strategies for Smart Specialization), é uma abordagem de política de inovação e desenvolvimento econômico que visa a promover o crescimento sustentável e a competitividade de regiões ou países. A sua aplicação se iniciou por volta de 2010, como ferramenta de planejamento do desenvolvimento local principalmente por regiões europeias.
No Brasil já foram desenvolvidas propostas de estratégias de especialização inteligente, por exemplo, nos setores têxtil e de vitivinicultura de Pernambuco, cacaueiro do Pará, tecnologias de informação e comunicação do Paraná, entre outros, por meio de capacitação oferecida por programa da União Europeia.
A implementação bem-sucedida da Estratégia de Especialização Inteligente visa impulsionar a competitividade, estimular a inovação e promover o crescimento econômico sustentável, alinhando os recursos disponíveis com as áreas de maior potencial para desenvolvimento e excelência. Dadas as peculiaridades do Brasil, implementar planejamento por meio das estratégias de especialização inteligente requer focar também nos aspectos de sustentabilidade e inclusão social e econômica.