REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS – Os especialistas de nossa equipe já participaram de vários projetos de busca de soluções inovadoras para a reciclagem de resíduos. Um destes projetos foi a reutilização das cinzas resultantes da queima de carvão mineral para soluções de pavimentação. Utilizando a metodologia de big data em patentes, foi possível auxiliar a equipe de pesquisa e desenvolvimento fornecendo dados de mais de 80 diferentes elementos utilizados em combinação com cinzas de carvão para pavimentação.

OSCILADOR ORAL DE ALTA FREQUÊNCIA FRUGAL – A Innodeva apoia o projeto de desenvolvimento de um oscilador oral de alta frequência, construído a partir da utilização de materiais simples, baratos e facilmente encontrados no mercado nacional. Este equipamento é bastante utilizado nas sessões de fisioterapia respiratória. O desenvolvimento de uma versão de ultrabaixo custo, capaz de ser produzida localmente, pode tornar esta solução acessível às populações emotas e de baixa renda.

WATERLINE (Transforming Advanced Water Skilling Through the Creation of a Network of Extended reality Water Emulative Centres), projeto financiado pela União Europeia pelo período de 2022 a 2026. Juntamente com a Sites, Innodeva realizou o mapeamento dos ecossistemas de inovação em água digital (digital water) em 8 países europeus e coordenará o desenho do plano de sustentabilidade dos centros de emulativos de realidade estendida que o projeto está implementando. WATERLINE envolve 15 parceiros, entre beneficiários e associados.

SMART4ENV (Enhancing the scientific capacity of Tubitak MAM in the field of smart environmental technologies for climate change challenges), financiado pela União Europeia, vigente de 2023 a 2026. Em parceria com a Sites, a Innodeva está envolvida no desenho da estratégia de sustentabilidade e excelência em pesquisa do Centro de Pesquisa TUBITAK Marmara, da Turquia.

FishEUTrust (European integration of new technologies and social-economic solutions for increasing consumer trust and engagement in seafood products), projeto financiado pela União Europeia, e executado em parceria com a REDINN. A Innodeva foi responsável pelo levantamento bibliométrico das barreiras e motivadores do consumo de peixes e frutos do mar produzidos em aquacultura e participa da co-criação de 5 laboratórios vivos (living labs) dedicados à promoção do consumo de peixes e frutos do mar cultivados em aquacultura para consumidores da Dinamarca, Croácia, Espanha, Portugal e Malta.

RADAR AGTECH [link radaragtech.com.br], co-realizado pela Embrapa, SP Ventures e Homo Ludens. Como parceira da Homo Ludens, a Innodeva tem participado desde a edição 2022 do mapeamento das startups do agro; e também de projetos conjuntos que empregam inovação frugal nas áreas de fintech e agtech.

Zero_Waste (Awareness for the reduction of food waste). Em 2022, a Innodeva colaborou no contexto do projeto em que coordenou a pesquisa de boas práticas de prevenção e de redução de desperdício alimentar implementadas por organizações governamentais, da indústria e do terceiro setor em países europeus. O consórcio Zero_Waste era formado por organizações dos seguintes países: Espanha, Irlanda, Portugal e Romênia.

A Innodeva tem cooperado com a Bridge Gestão Social (www.bridgegestaosocial.com.br) na implantação de estudos relacionados a governança de ações de intervenção e impacto no território para clientes privados. Em projeto de 2021, colaborou em um estudo de conformidade com estratégia de governança social para definição de novas e em projeto de 2023, colaborou no estudo de impacto de operações industriais na geração e manutenção de empregos nas comunidades anfitriãs.